Como marketing pessoal pode turbinar a sua vida profissional

Tempo de leitura: 4 minutos

Todos nós temos alguém que admiramos e nos inspiramos na vida profissional. Dos grandes líderes a colegas de trabalho, há sempre aqueles que conseguem deixar a sua marca por onde passam. Provavelmente, você já deve ter se perguntado sobre o que há de diferente nestas pessoas? Por mais que pareça algo misterioso, o que há por trás disso se resume em duas palavras: Marketing Pessoal.

Conseguir se destacar no ambiente profissional é um desafio que todos nós enfrentamos no dia a dia. Cumprimos nossas tarefas, batemos metas, nos propomos a entregar os melhores resultados. Porém, isso pode não ser o bastante para você conseguir dar aquele passo à frente na sua carreira. É preciso mostrar, de maneira inteligente, quem você é, os seus diferenciais e potenciais e é aí que entra o Marketing Pessoal para te ajudar.

O que é o Marketing Pessoal?

Antes de saber mais sobre as técnicas que envolvem o Marketing Pessoal, você precisa entender exatamente qual é o conceito. Ao contrário do que muitos têm em mente, Marketing não significa publicidade. Apesar de um dos objetivos ser a divulgação da sua imagem pessoal, o Marketing Pessoal conta com uma série de outras ferramentas para atingir os objetivos desejados, que vão muito além da publicidade.

Traçar uma estratégia de Marketing para uma empresa significa estruturar uma série de ações que tenham como objetivo final o fortalecimento da identidade da marca. Por estarmos falando do aspecto pessoal, devemos nos identificar como uma marca, a qual precisamos atribuir valor e criar a imagem correta. Simples, não?

Para traçarmos tal estratégia e alcançarmos resultados, há uma série de técnicas e ferramentas que podem e devem ser exploradas. De início pode parecer complicado, mas aos poucos, você vai vendo que com determinação e dedicação tudo é possível.

Traçando objetivos

O Marketing Pessoal é, sem dúvidas, uma grande ferramenta para te ajudar a turbinar a vida profissional. Mas, você já parou para se perguntar aonde você quer chegar? Se ainda não, a hora é agora.

Para alcançar metas é preciso ter objetivos. Reflita sobre os seus desejos de vida, os seus valores, sobre o que significa sucesso para você e quanto está disposto a fazer para alcançá-lo. Dessa forma, você terá um caminho mais estruturado, com mais segurança e certeza, o que refletirá diretamente na sua imagem.

Sua imagem, seu cartão de visitas.

Já falamos na imagem que refletimos, precisamos deixar claro que ela é o nosso cartão de visitas. No mundo, seja profissional ou pessoal, causamos impressões a todo tempo, o ideal é que elas sejam as melhores possíveis, não é mesmo? Cuidar da imagem, é cuidar de nós mesmos,ou seja, mais um motivo para você ficar atento a este ponto.

Qual imagem você deseja passar?

Se você já pensou nos seus objetivos, metas e aonde deseja chegar, já pode dar o próximo passo que é definir e começar a trabalhar a sua imagem.

Como dissemos, o Marketing Pessoal funciona e contribui na atribuição de valor a sua imagem, é uma maneira de você deixar a sua marca por onde passa e em tudo aquilo que faz. Então, qual é a imagem que você deseja passar? Com que público você deseja interagir? Como pretende falar e passar as suas mensagens?

Essas questões podem parecer subjetivas demais, mas não são. Elas vão ajudar a criar o discurso certo, a postura ideal e o comportamento necessário para você atingir os seus objetivos, usando o Marketing Pessoal como grande aliado na vida profissional.

Quem não se comunica, se trumbica.

A célebre frase de um dos grandes comunicadores do Brasil, o Chacrinha, é bastante apropriada para os nossos tempos. Afinal, é impossível contar a quantidade de canais de comunicação que possuímos nos dias de hoje.

Compartilhamento de textos, fotos, vídeos, pensamentos, opiniões e conhecimento. Há uma infinidade de ferramentas que devem ser usadas na construção do seu Marketing Pessoal. Na verdade, são estes meios que vão te ajudar a expressar ainda melhor, a sua marca, a sua imagem.

Pensando nisso, você deve ser ativo nas redes sociais, criar conteúdos interessantes, coerentes, que tenham um discurso apropriado e que ajudem a fortalecer a sua imagem. Lembre-se que as informações se multiplicam rapidamente e estão sempre sobre forte julgamento. Portanto, tenha muito cuidado com o que vai curtir, compartilhar ou divulgar.
Pense no Marketing Pessoal como parte da sua estratégia de crescimento profissional. Assim, você conseguirá criar uma imagem forte, coerente e que te ajudará a seguir sempre em frente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *