Como identificar qual a melhor franquia para o seu perfil?

Tempo de leitura: 3 minutos

Basta uma volta pelo centro da sua cidade ou no shopping mais próximo para identificar as várias franquias existentes. Entre tantas opções disponíveis, o grande desafio é conseguir reconhecer qual a melhor franquia para o seu perfil.

Se tornar um franqueado é fazer parte de um grupo que trabalha em conjunto pelo sucesso de uma marca, ajudando a criar uma rede forte e ativa de negócios. Hoje em dia, existem possibilidades em todas as áreas. Moda, saúde, estética, manutenção, eletrônica e muitas outras possibilidades.

São vários os aspectos que precisam ser analisados antes da tomada de decisão. Portanto, se você está neste momento de busca pela melhor franquia, continue lendo e resolva todas as dúvidas que possam estar surgindo na sua cabeça.

Conheça a ti mesmo e escolha a melhor franquia

Quando pensamos na compra de uma franquia, tudo o que desejamos é o sucesso financeiro deste investimento. Porém, antes de tomar a decisão e focar apenas na rentabilidade, precisamos fazer uma verdadeira autoanálise. Talvez, você ainda não tenha parado para pensar, mas investir numa franquia significa que você vai estar profundamente envolvido com este negócio pelos próximos anos. Então, nada mais óbvio que você precisa gostar da área de atuação.

Se você é uma pessoa ligada em moda e estilo, por exemplo, deve procurar uma franquia nesta área, não é mesmo? Ou você se imagina trabalhando num negócio de manutenção de aparelhos eletrônicos? Provavelmente não. O mesmo vale no sentido inverso, quem gosta de uma área técnica, não sentirá o mesmo prazer em gerir uma loja de roupas.

Pensando nisso, antes de dar qualquer passo, faça uma avaliação sobre os seus gostos, habilidades, interesses e em quais ramos gostaria de atuar. Só depois comece a pensar nas possibilidades de negócios para investir.

Seguindo as regras

Quando investimos numa franquia, estamos assumindo um compromisso com todas as regras e sistemas da marca. Isso vai desde a fachada da loja à forma do atendimento ao cliente. Uma franquia conta com um sistema preestabelecido de procedimentos, na verdade são estes processos que garantirão o sucesso do negócio e permitirão a expansão para franqueados.

Exatamente por isso que antes de decidir qual melhor franquia para o seu perfil, você precisa ter em mente que deverá seguir o sistema estabelecido com muita atenção e dedicação.

Interagindo com as pessoas

Independente da área de atuação, a maioria das franquias exige uma relação entre as pessoas ainda maior. Além do atendimento ao público, relação com os funcionários, você estará ligado a toda uma rede de supervisores, marketing e outras conexões importantes. Tenha isso em mente para não se frustrar depois de investir.

O sucesso da franquia

Empreender e arriscar são dois verbos que andam de mãos dadas. Contudo, isso não significa que é preciso “dar um tiro no escuro”, muito pelo contrário; Conheça tudo sobre a franquia pela qual você se interessa, converse com os diretores, estude o histórico da empresa e analise os resultados nos últimos anos. Cada pessoa se identifica com um estilo de empreender.

Alguns preferem apostar numa franquia com anos de história e com um sistema solidificado. Já outros combinam mais com as ideias das startups e a flexibilidade que elas oferecem. Pondere as vantagens e riscos de cada uma e veja qual combina mais com o seu perfil.

Contato com franqueados

Depois de conhecer tudo sobre a franquia que você se identifica, entre em contato com alguns dos franqueados. Pergunte sobre a satisfação com o negócio, o ambiente, o sistema e, com as respostas, veja se combina mesmo com você.

Investir numa franquia é entrar de cabeça num novo mundo. Para alcançar o que desejamos é preciso vestir a camisa e trabalhar com disposição. Ter uma rede de apoio da família e dos amigos é um fator importante em todas as etapas que falamos neste post. Conte com este suporte para fazer a escolha da melhor franquia para o seu perfil e não meça esforços para ser um empresário de sucesso.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *