Técnicas para melhorar o atendimento ao cliente e encantá-lo na sua loja

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Conquistar novos compradores, manter os que já são fiéis e garantir satisfação completa é um desafio que requer esforço diário para qualquer estabelecimento comercial. Nesse processo, se faz extremamente importante dedicar esforços para garantir excelência no atendimento ao cliente.

Até porque, a competitividade do mercado aumenta a cada dia, com novas opções e lojas que oferecem os mais diferentes produtos. Isso sem falar das vendas online, que têm crescido de maneira exponencial no Brasil e no mundo.

Dentro de um cenário tão acirrado, é importante saber criar diferenciais que garantam boas vendas. Sair às compras tem se tornado um momento muito mais relacionado a vivência de experiências interessantes, e não apenas de consumo rápido. Seguindo este pensamento, é no atendimento que você deve investir as suas energias, pois ele é um dos pontos principais da sua loja.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo especial, com cinco técnicas para você melhorar o atendimento e encantar a todos que passarem pela sua loja.

1) Funcionários felizes geram clientes felizes

No ambiente de uma loja, os atendentes e vendedores são o primeiro contato com os consumidores. São eles que passam a imagem do seu negócio. Exatamente por isso, eles precisam estar satisfeitos e seguros de estarem trabalhando estarem ali. Para isso, invista em treinamento, qualificação e na criação de uma sensação de bem-estar entre os vendedores e a empresa. Com eles se sentindo mais seguros, o resultado é um atendimento mais especializado, gentil e com disposição para o melhor desempenho possível. No fim das contas, todos saem ganhando.

2) Dê espaço ao cliente

Não há nada mais inconveniente do aquele atendente que fica praticamente pendurado no cliente. É fato que muitas pessoas gostam de pedir opinião, sugestões e dicas sobre o que desejam levar. Afinal, quem está comprando se sente mais seguro para tomar a decisão final. Porém, é preciso que isso parta do cliente e não do funcionário. Tudo oque não queremos, é criar o estigma de que a nossa loja é aquela em que os atendentes querem vender a qualquer custo.

3) Faça com que o cliente se sinta em casa

Estamos na era das experiências, como já dissemos, muito além dos produtos, os consumidores querem viver bons momentos. Prepare o seu staff de maneira completa para que ele possa garantir estes momentos. Um espaço confortável, se for preciso oferecer algo para beber, a senha do wi-fi e tudo mais que for possível para garantir uma recepção calorosa, que vai ajudar a fazer com que o cliente permaneça mais tempo na loja. Consequentemente, as chances de venda e de fidelização aumentam e a repercussão positiva do seu espaço

4) Gerenciando problemas durante o atendimento ao cliente

Nos nossos sonhos, todos os clientes são bem humorados, os funcionários dispostos e o movimento sempre alto. Infelizmente, sabemos que a realidade não é assim. A qualquer momento pode acontecer alguma situação que saia da rotina da loja. Por isso, precisamos preparar o staff para lidar com os problemas, gerenciar as crises e evitar qualquer mal entendido aconteça durante o atendimento. Assim garantimos uma relação saudável e duradoura entre o cliente e a loja.

5) Desperte emoções

Verdade seja dita, em tempos de recessão, com lojas de departamentos ganhando cada vez mais espaço, você deve tentar evitar ao máximo discurso do melhor preço na hora da venda. Poucas são as vezes que compramos com a razão e muitas vezes pela emoção. É exatamente nisso que os vendedores da sua loja precisam focar. Despertar emoções, criar o interesse que vá além da funcionalidade ou do preço do produto. Foque em criar empatia com o cliente durante o período que ele estiver na sua loja.

Se antigamente só devíamos pensar nos números, metas, peças por venda e descontos. Atualmente, é preciso focar nas experiências vividas dentro do espaço comercial. São estes momentos que ficam registrados pelos clientes, que se sentem carregando muito mais do que um simples produto dentro da sacola. É preciso despertar esta vontade em todos os seus funcionários, proporcionando um atendimento aos clientes atraente, receptivo e que desperte no consumidor a vontade de sempre voltar, nem que seja para dar uma olhadinha nas novidades.
E você? Tem alguma técnica que já aplicou na sua loja e surtiu efeito? Conta pra gente nos comentários e compartilhe as experiências.

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