As orientações certas para quem pensa em abrir uma franquia de moda

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Pois é, somente no primeiro trimestre de 2016, o segmento de franquias aqui no Brasil cresceu 7,6% se comparado ao ano anterior. O resultado deste aumento representa nada mais, nada menos que R$33,709 bilhões de reais. Ou seja, parece que mesmo em meio à uma crise econômica como a que o país vive atualmente, o setor das franquias é forte o suficiente para se manter no mercado e também, crescer! Estas e outras estatísticas fazem com que muitas pessoas que desejam abrir o próprio negócio, acabem pendendo para o lado das franquias. Se você também está jogando neste time, acompanhe nossas dicas e descubra tudo o que é necessário antes de abrir uma franquia de moda.

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7 passos para quem quer abrir uma franquia de moda

Primeiro passo: entenda-se com você mesmo

Antes de abrir uma franquia (seja ela de moda ou de outro segmento), é preciso levar em consideração alguns fatores, como se fosse uma espécie de auto análise:

  • Você sabe que precisará trabalhar muito, inclusive nos fins de semana?
  • Você estará por conta própria, será seu próprio chefe, no entanto, ainda assim precisará responder ao franqueador;
  • Você já tem experiência de negócios suficiente para esta empreitada?
  • Você tem o capital necessário para investir inicialmente e também para fazer o negócio girar por alguns meses?

Não, não é pessimismo não. Mas estes são alguns dos fatores que precisam ser levados em conta antes de abrir um franquia – ou qualquer outro negócio. Somente tendo certeza absoluta em todos estes quesitos é que você estará definitivamente preparado para seguir para o próximo passo.

Segundo passo: encontre uma franquia que tenha tudo a ver com você

E aqui não falamos apenas em fazer uma opção entre sapatos, roupas ou acessórios, mas de encontrar uma marca que realmente tenha a ver com seu estilo de vida e seus gostos pessoais. O que faz muito sentido, afinal, você precisará vestir a camisa da marca e isso só será possível se você se identificar verdadeiramente com o que ela propõe e com a mensagem que ela passa para os seus consumidores.

Uma boa dica é começar pesquisando por faixas de investimento. Por exemplo, se seu teto é de R$300 mil, pesquise por marcas com franquias nesta faixa de valor e aí, então, tente encontrar aquela que mais tem a ver com você.

Terceiro passo: Conheça a fundo o franqueador

Depois de eleger aquela franquia que é ideal para seu estilo de vida e objetivos de negócio, chega a hora de conhecer a fundo o franqueador.

Isto é fundamental para que você faça uma certa previsão do futuro. Para isso, procure se informar sobre quantas franquias ele já tem aberta, qual a relação dele com os franqueados, qual a média de faturamento mensal, em quanto tempo é possível obter retornos do investimento, entre outros.

Aqui, a dica é conversar com alguns dos franqueados e tentar entender quais são seus maiores elogios em relação ao franqueador e também quais são suas maiores dores. Com isso, você poderá fazer um balanço entre as respostas e tomar uma decisão mais embasada. Mas lembre-se: conversar apenas com um franqueado não vale! Quanto mais respostas você obtiver, mais rico será seu conhecimento a respeito do franqueador.

Quarto passo: Faça uma análise da concorrência

Sua cidade já possui alguma loja desta franquia? Se sim, quantas? Quantas na região que você pretende abrir? Além disso, existem outras lojas ou boutiques que vendem produtos semelhantes na região? Qual é a aceitação delas com o público? O movimento é forte? Elas podem ser grandes concorrentes de seu negócio?

Tudo isso deve servir como peso na sua decisão de abrir uma franquia de moda. Sendo assim, quanto mais informações você tiver sobre a concorrência, melhor!

Quinto passo: Estude muito, muito, o ponto comercial

Você vai trabalhar com um negócio relacionado ao mundo da moda e, neste caso, é fundamental que ele esteja instalado em um ótimo ponto comercial, de preferência em shoppings, centros comerciais ou regiões comerciais da cidade que tenham movimento. Por que? Porque as pessoas precisam ver sua vitrine e ver tudo que você tem a oferecer, especialmente nos primeiros meses (período em que você estará construindo sua clientela).

O ponto comercial diz muito sobre seu faturamento mensal: que pode dobrar ou cair, dependendo do local escolhido. Por isso é tão importante estar acessível e muito visível para seus clientes!

Sexto passo: Estude muito sobre o mundo da moda

Mesmo que os produtos e as coleções não sejam elaborados por você, é de extrema importância que:

  1. Você entenda o que está vendendo e porque está vendendo neste momento. Quem são as celebridades que estão usando tal produto? Ele está aparecendo em alguma novela? Ele foi visto durante alguma semana de moda pelo mundo?
  2. Eventualmente você também vai vender e, quando chegar este momento, é essencial que você dê dicas de moda relevantes para suas clientes.

Falando em vender, não se esqueça que sua equipe de vendas também deve estar com a língua afiada quando se trata de tendências e do mundo fashion.

Sétimo passo: Pense, pense bem

Não faça nada por impulso. Como você viu aqui, existem seis passos anteriores que devem ser seguidos à risca. Não pule nenhum deles, aproveite o tempo que eles demoram para serem concluídos para pensar mais afundo sobre esta decisão.

Por fim, tenha a consciência de que vale muito mais a pena investir em uma franquia que já seja reconhecida no mercado, que esteja consolidada e que ofereça todo o suporte necessário para o franqueado. Com isso, as chances de você obter êxito nas vendas e no negócio em si, são muito mais altas.

Se você está cogitando a possibilidade ou sonhando em abrir uma franquia de moda, conheça mais sobre os produtos da Carmen Steffens e sua história. Descubra tudo o que esta franquia pode te oferecer!

E se você ainda tem alguma dúvida sobre as melhores orientações para quem está pensando em abrir uma franquia de moda, deixe um comentário! Estamos aqui para ajudá-lo a tomar esta decisão!

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