4 segredos para ter uma boa gestão de franquia

Tempo de leitura: 3 minutos

Ter uma boa gestão de franquia no Brasil pode ser uma tarefa árdua, mas não é nenhuma missão impossível. Até porque, os números apresentados no mês de janeiro pela Associação Brasileira de Franchising são bem positivos!

gestão de franquia
Fonte: geracaoempreendedora.com

Somente em 2015, as franquias nacionais faturaram mais de R$139 bilhões (um crescimento de 8,3%), o número de unidades aumentou em 10,1% e elas foram responsáveis por mais de 90 mil novos empregos. Pois é, com tantos números a seu favor, é preciso apenas conhecer os segredos de gestão de franquia para que a sua também prospere! Vamos a eles?

Os segredos do sucesso na gestão de franquia:

#1. Antes de tudo, entenda como funciona uma franquia

Abrir uma loja é uma coisa, abrir uma franquia é outra. Por isso, é preciso que você entenda todas as diferenças e vantagens de cada opção.

Lembre-se sempre que, apesar de cada ponto ter uma realidade, ao optar por uma franquia você está se tornando parceiro de uma marca já consolidada no mercado, que já tem sua identidade visual conhecida e que exige apenas uma atitude empreendedora partindo de você, de esforço e dedicação em nome desta marca.

Por fim, entenda que uma rede de franquias é como um grande time que exige cooperação e confiança, onde o franqueador e franqueado necessitam um do outro para atingir o sucesso.

#2. Escolha uma franquia que tenha tudo a ver com você

E que também te garanta boas vendas, é claro! Mas a questão de apostar em uma rede franqueadora que seja totalmente seu estilo faz muito mais sentido, além de ter mais chances de prosperar. Você não vai abrir uma franquia de serviços de TI se não entende nada de informática, não é mesmo?

Sendo assim, junte o útil ao agradável. Procure por redes bem conceituadas no país, que te encantem e que te façam querer fazer parte daquilo!

#3. Estude – estude muito – o ponto onde abrir sua loja

De nada adianta ser franqueado da maior e melhor marca do país se sua loja não está onde seu público está. É preciso pesquisar a fundo para entender quem são e onde estão seus consumidores, quais são seus hábitos, quem está cercando o ponto onde você pretende abrir, se há muita concorrência por perto, etc.

Com informações precisas, você não corre o risco de errar e deixar toda a mercadoria encalhada por falta de clientes.

#4. Por último, mas não menos importante: tenha a melhor equipe

O processo de compras mudou radicalmente nos últimos anos. Além da facilidade de comprar pela web, hoje em dia os consumidores querem muito mais que alguém simplesmente vendendo um produto, eles buscam por uma experiência de compra.

Para isso, ter a melhor equipe de atendimento é fundamental desde o início. Invista em treinamentos, acompanhe de perto como esta sendo o atendimento aos clientes, peça feedbacks, garanta que seus vendedores conheçam todos os detalhes do produto que estão vendendo etc.

Quando você consegue encantar um cliente, pode ter certeza: além de voltar ele vai indicar sua loja para amigos e familiares, vai se tornar um advogado de sua marca.

É exatamente disso que você precisa para alavancar!

Viu só? Fazer com que uma franquia tenha sucesso não exige tanto esforço assim, basta entender seu tipo de negócio, ter identificação e paixão por ele, um ótimo ponto de vendas e a melhor equipe de todas!

Quando tiver isso tudo em mãos, é só correr para o abraço!

Você ainda tem dúvidas sobre como fazer a gestão de uma franquia? Deixe um comentário, teremos prazer em tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto!

2 Comentários


  1. Mário tenho acompanhado tudo que vc enviou pra mim e estou adorando e cada vez mais estou certa do que quero

    Responder

    1. Oi, Rosenilda!

      São por esses retornos como o seu, que temos certeza de estarmos no caminho certo.
      Obrigada pelo carinho e o feedback. Se estiver propensa a entrar para a família CS, nesta página temos várias informações e um formulário ao qual deves responder para receber o contato da nossa equipe responsável pelo sucesso dos nossos franqueados: http://franquias.carmensteffens.com/modelos-de-franquia-carmen-steffens/

      Aguardamos você! 🙂 <3

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *